Transição Planetária: Ufologia - Noções Básicas
Probabilidades de vida no universo –
Cada dia que passa, surgem novas possibilidades de existência de vida no universo.
A tecnologia progride e os novos satélites e telescópios vão longe, avançando com novos dados.
Pois bem, os números falam por si: 1 trilhão de galáxias, 4 septilhões de estrelas e calcula-se que possam existir ainda 4 quatriliões de planetas e aproximadamente 12 quatrilhoes de satélites, isto tudo para nos confirmar ou assegurar que a vida é regra no Universo e que o contrário evidencia-se claramente como um completo absurdo.
Não podemos com isto deixar de agradecer e relembrar o grande astrofísico Norte Americano de origem Russa.
CARL SAGAN que trabalhava na NASA e foi autor de diversos Best Sellers, um dos quais em co-autoria com um sábio Russo Sergei Shklovsky intitulado "Vida Inteligente no Universo" no qual exprimia a certeza de que existiam outras civilizações, algumas das quais tinham sem duvida visitado os nossos antepassados, num passado longínquo.
Contudo, de repente, Carl Sagan passou a defender a hipótese extra terrestre dos OVNIS.
O que são OVNIS?
A sigla OVNI (Objeto Voador NÃO identificado) define a observação de um ou mais objetos voadores que à luz da ciência atual não possui explicação, sejam estes observados no céu, bem como tenham efetuado aterragens na superfície da terra.
Na maioria das informações retratadas na imprensa escrita, radio ou televisão, definem o termo OVNI como sendo balões meteorológicos, planetas, meteoritos, satélites, entre outras formas de observações, sendo o termo mais correto para estes casos a identificação de OVI (Objeto Voador Identificado).
Geralmente os casos dignos de utilização do termo, encontram-se na visualização de formas que vão ao tradicional "disco", passando pelas fisionomias cilíndricas, ovais, entre as diversas configurações, deixando muito desses objetos marcas no solo e ambiente, provocando inclusive, alguns traumas nas testemunhas quando estas estão a pouca distância dos objetos.
Casos mais profundos existem que salientam a real manifestação do fenômeno, como se identificam os objetos ao radar,fotografias em plena luz do dia, ou mesmo, quando a visualização de um OVNI permite contatar um dos seus tripulantes, habitualmente definidos como seres humanóides.
É nestas situações que investigadores e estudiosos deste fenômeno se debatem na sua análise, cujos objetivos empreendidos levam a acreditar que estamos perante um dos enigmas mais persistentes da história da humanidade.
UFOPÉDIA – Definições Relacionadas ao Fenômeno.
Abduções Alienígenas - rapto forçado de um espécime humano por uma entidade extraterrestre normalmente com o objetivo de realizar experiências ou outras atividades de estudo na vítima.
Termo usado no sentido de "rapto".
Um pouco mais suave, refere-se a "raptos" de humanos por extraterrestres.
A abdução apresenta diversos propósitos científicos, como coleta de orgãos humanos, pesquisas, engenharia genética,...
ALF (Alien Life Form) - Forma de Vida Alienígena. Identificação para criaturas alienígenas.
ALIEN - Abrev. Alienígena. Palavra sinônimo de ET.
No Brasil usa-se muito o termo Alienígena.
ANUB - Abreviação de Assossiação Nacional dos Ufólogos do Brasil. Entidade "suprema" na ufologia brasileira.
Área 51 - instalação do governo americano utilizada para fins secretos situado na zona do lago Groom Dry da Área de Ensaios Nucleares e Cobertura Aérea de Nellis, cerca de 130 quilômetros NNW de Las Vegas.
Area altamente restrita sobre o deserto de Nevada.
Local palco de muitos testes secretos de naves, aviões (fighters), aparelhos...
Muitos especulam a presença de vida extraterrestre lá, mas até agora nada foi comprovado. Codenome: Dreamland
Aura Z - grupo de investigação russo similar ao seu correspondente americano Majestic-12. (ver "Majestic-12" e "Black Projects")
"Black Projects" - projetos subsidiados pelo governo cujas conclusões são restritos ao público por aparentes razões de segurança.
BUFORA - (British UFO Research Association) foi formada em 1962 como uma federação de oito grupos OVNI regionais da Grã-Bretanha.
Estes incluíam a London UFO Research Organization (LUFORO, fundada em 1959) a qual havia sido o mais antigo grupo inglês deste gênero.
É a publicadora do UFO TIMES e os seus membros alcançam um número que ronda os 500.
CIA (Central Intelligence Agency) - Agência de Inteligência Central.
Uma das instituições que mais sofrem repressões do público ufólogo. Acusada de ocultar grandes informações sobre atuações extraterrestres na Terra, e de estar presente em vários acontecimentos relacionados à Aliens.
CNIFO - (Comissão Nacional de Investigação do Fenômeno OVNI) comissão portuguesa sem ligações governamentais dedicada à investigação de ocorrências relacionadas com OVNIs.
"Crop circles" - desenhos invulgares normalmente encontrados em searas.
São principalmente formas geométricas perfeitas (círculos na maior parte dos casos) possivelmente causadas pela presença de um OVNI, usualmente atribuídas a um procedimento de aterragem.
Cydonia - área descoberta em Marte pela sonda Viking I em 1976 onde estranhas formações rochosas foram fotografadas, vagamente formando uma face humana.
Surgiu a possibilidade de uma civilização alienígena na superfície de Marte, mas cépticos cedo rejeitaram tal idéia.
A confirmação sobre a possível natureza desta descoberta terá lugar com a chegada das sondas Mars Pathfinder e Mars Global Surveyer em 1997.
Disco Voador - designação comum para um OVNI.
A sua origem remonta a 1947, usada pela 1ª vez num artigo de jornal que cobria o incidente em Roswell para definir as naves de formato semelhante a um boomerangue que Kenneth Arnold alegadamente viu.
EBE (Entidade Biológica Extraterrestre) - Entidade biológica extraterrestre ou Extraterrestrial Biology Entity, usada para denominar formas de vida de origem extraterrestre.
EXOBIOLOGIA - Estudos de vidas extraterrestre.
Do grego, exos (externo), bio (vida) e logos (estudos).
Estuda formas de vida de outros mundos, de pequenas bactérias a seres mais complexos.
FBI (Federal Bureau of Investigation) - Agencia Federal de Investigações.
Assim como a CIA, sofre muita repressão sobre o público ufólogo.
FLYING SAUCERS - Disco Voador em inglês.
Designação universal.
FOIA - (Freedom of Information Act) lei americana que possibilita o acesso do público a informação restrita, se tal ação for autorizada pela ordem de um juiz federal.
Porém, está sujeita a ser contrariada, caso o material seja classificado como assunto de segurança nacional.
Hiper-espaço - tecnologia alienígena que permite as suas naves viajarem a velocidades superiores à da luz (330.000 km/s).
Isto, no entanto, constitui uma impossibilidade se considerarmos as nossas atuais leis da Física.
HRMS - (High Resolution Microwave Survey) projeto planeado pelo SETI na sua busca de inteligência extraterrestre, que tinha como intenção a pesquisa de um largo grupo de estrelas para localizar provas de civilizações alienígenas.
IAC (Identified Alien Craft) - Usada para denominar uma nave de origem alienígena identificada, oficialmente reconhecida.
INPE (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais) - Orgão brasileiro que atua na área de astrofísica, meteorologia e tecnologia aeroespacial.
KGB (Komitet Gossudarstvenoï Bezopasnosti) - Comitê de Segurança do Estado - Rússia.
Orgão de inteligência russa responsável pela segurança interna.
Lei de exposição a entidades alienígenas - lei americana que proíbe qualquer cidadão de entrar em contato com uma forma de vida ou objeto ET (incluindo OVNIs e materiais desconhecidos ou utensílios).
Se alguém violar esta lei, poderá ser multado até US$5000 e preso.
NASA poderá então reclamar o seu direito de estabelecer uma quarentena e realizar uma série de análises e audiências sobre o sujeito.
Poderá ser encontrada no Título 14, Seção 1211 do Código de Regulação Federal.
Não houve debate público em torno desta lei.
MAJI - Grupo de controle responsável por todo aspecto de interface com as formas de vida alienígenas, incluindo segurança, inteligência e "desinformação" para prever que o público desconfie de qualquer presença alienígena.
MAJI é resposabilidade única do presidente. Local base: Washington DC.
Majestic - nível de segurança que se classifica como o mais elevado na sua hierarquia, sendo até superior ao da Bomba A.
Majestic-12 - grupo secreto de investigação liderado por 12 oficiais do exército americano altamente patenteados e ainda cientistas de renome.
Tinha jurisdição sobre todo os aspectos da atividade OVNI e a sua principal missão era a prevenção de histeria generalizada induzida por ações alienígenas.(ver "Black Projects")
MUFON - (Mutual UFO Network) organização fundada em 1969 devota ao estudo e pesquisa do fenômeno OVNI.
Não tem ligações governamentais.
É considerado como o maior e mais influente grupo de investigação OVNI.
Principal entidade sobre assuntos ufológicos.
Disposta em todo o mundo, com representantes em diversos países. Age como um grupo ufológico, mas muito respeitado e conhecido pelos continentes.
Mutilações de gado - fenômeno inexplicável cujas únicas manifestações são os seus aparentes resultados diretos: gado morto e esvaído de sangue, cujos restos mortais são encontrados em condições várias.
Por norma, não são encontrados quaisquer vestígios de sangue nas proximidades e as intenções alienígenas normalmente associadas ao fenômeno são as de recolha de material genético e estudo das espécies.
NASA (National Aeronautics and Space Administration ) - Instituição de estudos espaciais americana.
É a encarregada de todos (a maioria) de eventos astronômicos e aeronáuticos no território americano.
A maior instituição de estudos espaciais do mundo.
NERVA - (Nuclear Engines for Rocket Vehicle Applications) projeto da USAF com a intenção de descobrir uma forma de ultrapassar as limitações de foguetes alimentados por combustível químico, através do uso de energia nuclear.
OANI (Objeto Aéreo Não Identificado) - Termo similar à UFO, ou OVNI, só que um pouco mais abrangente, usado comumente na área científica.
OSNI (Objeto Submarino Não Identificado) - Comumente usado no Brasil para identificar um objeto submarino de origem desconhecida.
Não somente objetos voadores são avistados pelo mundo; em grandes oceanos, é comum a presença de OSNIs.
Nem sempre de origem extraterrestre.
OVNI - (Objecto Voador Não Identificado) objeto voador cujas características incomuns (manobras, comportamento, velocidade, tamanho, forma, etc.) não são compatíveis com qualquer fenômeno ou veículo conhecido.
Projeto "Blue Book" - uma organização criada pelo governo americano com a intenção de estudar fenômenos OVNIs.
Foi fundado em 1952, substituindo o Projeto "Grudge" e foi oficialmente encerrado em 1969.
RIV (Res Inexplicata Volans) - Significa UFO em latim.
Esta palavra foi oficializada pela igreja, publicada em um dicionário de verbetes do Vaticano.
[Nota:Notamos então a conscientização da igreja em relação ao assunto]
SDI - Defense (Strategic Defense Initiative)
STEALTH - Tecnologia "bélica" usada na construção de aviões. Como o B2 - Stealth (caça conhecido por sua invisibilidade à radares), um dos exemplos da tecnologia stealth em caças bombardeios americanos.
SETI - (Search for Extra-Terrestrial Intelligence) grupo de projetos subsidiados pelo governo americano cujo principal objetivo era a detecção de sinais alienígenas ou qualquer tipo de provas que poderiam levar à descoberta de uma civilização extraterrestre.
Em 1988, foi vítima de uma série de cortes no orçamento. Tendo sido considerado dispensável, o subsídio governamental foi retirado.
Astrônomos privados continuam o projeto desde então.
Sinal WOW - sinal de 37 segundos de duração massivamente mais potente que qualquer barulho de fundo normalmente captado por um telescópio.
Foi apelidado devido à exclamação "WOW!" do astrônomo Jeny Ehman quando a impressão do computador revelou esta invulgar leitura.
É ainda hoje considerada como uma possível prova de inteligência extraterrestre.
Sistema de Classificação Hynek - sistema de classificação que categoriza os vários tipos de avistamentos de OVNIs inventado pelo Dr. J. Allen Hynek.
Sistema de Classificação Valee - sistema de classificação que categoriza: comportamentos anômalos (classificação AN), comportamento OVNI (classificação MA), avistamentos de vôo (classificação FB), casos de contatos que é similar ao Sistema de Classificação Hynek (classificação CE) e o nível de credibilidade (classificação SVP).
Telescópio Hubble - potente telescópio em órbita da Terra com o objetivo de pesquisar o espaço exterior.
UFO (Unidentified Flying Object) - Palavra comumente usada para descrever algum objeto voador de origem desconhecida.
Não necessariamente de origem extraterrestre.
A palavra UFO, de origem inglesa, espalhou-se rapidamente pelo mundo, tornando-se assim sigla universal.
Algo que um observador não consegue identificar de primeira vista, seja um balão metereológico, um cometa, ...
UFOLOGIA - Ciência encarregada de estudos sobre vidas extraterrestres, e alguns "subconteúdos".
URE - (Unidentified Radar Echo) leitura de radar cuja natureza incomum é atribuída à detecção de um OVNI.
USAF (United States Air Force) - Força Aérea Americana. Constantemente presente no dia-a-dia ufológico.
Acusada de encobrir milhares de fatos que não chegaram até o público.
Principal força aérea mundial.
USO (Unidentified Submarine Object) - Versão inglesa para OSNI.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Deixe um comentário, agradecida....